O desenvolvimento do pensamento, mais que um simples processo lógico, desenvolve-se em resposta a desafios vitais. Sem o desafio da vida o pensamento fica a dormir... O pensamento se desenvolve como ferramenta para construirmos as conchas que a natureza não nos deu. (Rubem Alves)

2.2.09

Formulários em uma Web para Todos

Gilberto Porta.
Marco Antonio de Queiroz - MAQ.

O uso de formulários é a forma mais comum para a prestação de serviços interativos. Também costuma ser o primeiro obstáculo sério na implementação de acessibilidade na web. A maior parte dos usuários utilizam os formulários com o mouse e o teclado, mas existem aqueles que só os manipulam por via do teclado, outros que precisam de indicações bem claras de como e onde preencher os dados, devido a possuírem baixa visão, ou ainda aqueles que fazem uso de softwares de varrimento de tela como é o caso das pessoas com deficiências neuromotoras graves.

Existem poucas coisas que podem tornar os formulários totalmente inacessíveis a quem usa apenas o teclado como forma de interação com um computador. Uma delas é o uso de javascript. É necessário ter alguns cuidados adicionais quando se faz uso de javascript para manipular dados de um formulário, para definir o foco em um controle, para alterar elementos, ou mesmo para submeter um formulário para processamento pelo servidor. Cada um destes aspectos pode tornar o formulário difícil ou mesmo impossível de preencher caso não seja possível usar o teclado. Observe sempre se aquilo que você consegue fazer com o mouse também consegue fazer usando apenas o teclado.

Quer ler a matéria na integra? Acesse Acessibilidade Legal

Fonte: Site Acessibilidade Legal

0 comentários: